Loading...

terça-feira, 9 de março de 2010

A influência italiana no Brasil e seus descendentes



A imigração italiana para o Brasil foi um dos maiores fenômenos imigratórios já ocorridos. A medida que o número de imigrantes e seus descendentes ia crescendo, o Brasil modificava os seus costumes, assim como os imigrantes modificam os seus. É de notar que a influência italiana no Brasil não ocorreu de forma uniforme: enquanto no Sul/Sudeste do País a comunidade italiana era forte e, em certas localidades, chegaram a representar a maioria da população, noutras regiões do País a presença italiana foi quase nula.

Das inúmeras contribuições dos italianos para o Brasil e à sua cultura, destacam-se:

* Introdução de elementos tipicamente italianos no catolicismo de algumas regiões do Brasil (festas, santos de devoção, práticas religiosas).
* Diversos pratos que foram incorporados à alimentação brasileira, como o hábito de comer panetone no Natal e comer pizza e espaguete freqüentemente (principalmente no Sudeste), além da popular polenta frita.
* O sotaque dos brasileiros (principalmente na cidade de São Paulo, o sotaque paulistano), na Serra gaúcha, no sul catarinense e no interior do Espírito Santo.
* A introdução de novas técnicas agrícolas (Minas Gerais, São Paulo e no Sul).
* A criação do time Palestra Itália em 1914 com o intuito de aproximar e unificar os imigrantes italianos que viviam na cidade de São Paulo. Mas por ocasião da segunda guerra mundial, o time foi forçado a mudar o seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras sob pena do clube perder todo o seu patrimonio físico. Isso por imposição da ditadura Vargas após declarar guerra contra a Itália, sendo criminalizado no Brasil qualquer manifestação cultural italiana.

A imigração italiana no Brasil também serviu de inspiração para várias obras artísticas, televisivas e cinematográficas, como as telenovelas Terra Nostra e Esperança, e o filme O Quatrilho, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

SAIBA MAIS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil

9 comentários:

  1. Gostei, bem claro e resumido, muito importante para quem tem filhos no 5º ano letivo como eu
    Flávio André Catanha da Silva

    ResponderExcluir
  2. o saite mais podre que eu já vi é esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor de línguas mandou lembranças. Seus pais também. Bjss

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. texto e titulo muito diferentes

    ResponderExcluir
  5. OBG Mano tenho que fazer um trabalho de portuga pra hj 30/07/2012 sobre isso ajudou mesmo

    ______________________________________________________________

    Olhadinha no meu Canal (Youtube) : http://www.youtube.com/user/GamerRubio/

    ResponderExcluir