terça-feira, 9 de março de 2010

A influência italiana no Brasil e seus descendentes



A imigração italiana para o Brasil foi um dos maiores fenômenos imigratórios já ocorridos. A medida que o número de imigrantes e seus descendentes ia crescendo, o Brasil modificava os seus costumes, assim como os imigrantes modificam os seus. É de notar que a influência italiana no Brasil não ocorreu de forma uniforme: enquanto no Sul/Sudeste do País a comunidade italiana era forte e, em certas localidades, chegaram a representar a maioria da população, noutras regiões do País a presença italiana foi quase nula.

Das inúmeras contribuições dos italianos para o Brasil e à sua cultura, destacam-se:

* Introdução de elementos tipicamente italianos no catolicismo de algumas regiões do Brasil (festas, santos de devoção, práticas religiosas).
* Diversos pratos que foram incorporados à alimentação brasileira, como o hábito de comer panetone no Natal e comer pizza e espaguete freqüentemente (principalmente no Sudeste), além da popular polenta frita.
* O sotaque dos brasileiros (principalmente na cidade de São Paulo, o sotaque paulistano), na Serra gaúcha, no sul catarinense e no interior do Espírito Santo.
* A introdução de novas técnicas agrícolas (Minas Gerais, São Paulo e no Sul).
* A criação do time Palestra Itália em 1914 com o intuito de aproximar e unificar os imigrantes italianos que viviam na cidade de São Paulo. Mas por ocasião da segunda guerra mundial, o time foi forçado a mudar o seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras sob pena do clube perder todo o seu patrimonio físico. Isso por imposição da ditadura Vargas após declarar guerra contra a Itália, sendo criminalizado no Brasil qualquer manifestação cultural italiana.

A imigração italiana no Brasil também serviu de inspiração para várias obras artísticas, televisivas e cinematográficas, como as telenovelas Terra Nostra e Esperança, e o filme O Quatrilho, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

SAIBA MAIS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil

40 comentários:

  1. Gostei, bem claro e resumido, muito importante para quem tem filhos no 5º ano letivo como eu
    Flávio André Catanha da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou da quinta série!É verdade isso ajuda muito pra estudar!

      Excluir
  2. o saite mais podre que eu já vi é esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor de línguas mandou lembranças. Seus pais também. Bjss

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. seu nome e julia pq tu chupou meu pau fdp

      Excluir
    4. corrigindo vc "o site mais podre que eu já vi é esse"
      Professor de línguas mandou lembranças.

      Excluir
    5. Primeiro o certo é site e segundo:
      FAZ MELHOR ENTAO!
      😒

      Excluir
    6. e o portugues mais podre que eu ja vi foi o seu

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. OBG Mano tenho que fazer um trabalho de portuga pra hj 30/07/2012 sobre isso ajudou mesmo

    ______________________________________________________________

    Olhadinha no meu Canal (Youtube) : http://www.youtube.com/user/GamerRubio/

    ResponderExcluir
  5. muito bom o site me ajudou a fazer trabalho de historia !!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom me ajudou muito pra fazer o trabalho de geografia :D

    ResponderExcluir
  7. ooooiiiii,,,o melhor site q eu ja visitei!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. tambem me ajudou a fazer o trabalho de historia,valendo 2 eu tirei 2!!!!!

    ResponderExcluir
  9. ooooiiiii,,,o melhor site q eu ja visitei!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Esse site me ajudou muito no meu t.a de historia

    ResponderExcluir
  11. "Como as telenovelas Terra nostra..."

    ResponderExcluir
  12. Muito bom mesmo
    Tenho que fazer uma pesquisa e me ajudou muito

    ResponderExcluir
  13. Obrigado por ajudar em muitas tarefas de histórias de alguns estudantes anônimos, rs! :P

    ResponderExcluir
  14. Excelente! Como ajudou no trabalho da minha netinho.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom me ajudou bastante em meu trabalho de geografia

    ResponderExcluir