quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pluralidade Cultural



Brasil: um leque cultural

Cultura é uma reunião de vários aspectos de uma determinada sociedade. Não existe, ao contrário do que muitos dizem, culturas inferiores e culturas superiores.

A cultura brasileira deve ser percebida como algo dinâmico, do cotidiano e vivido bem próximo à vida das pessoas. Os costumes, as crenças, os hábitos pertencentes a cada povo, a cada nação, variam com o tempo. Muitos povos acreditavam ter uma cultura mais adiantada do que a de outros. No entanto, o tempo e a história se encarregaram de desmen­ti r tal afirmativa.

Durante o século XIX, procurou-se identificar valores e características próprias da cul­tura nacional, diferenciando-se da cultura europeia, colocando o índio como elemento original da cultura brasileira.

A abolição da escravatura contribuiu para uma nova reflexão sobre a nossa cultura, enfatizando, assim, a importância dos negros na constituição da nacionalidade. A partir daí, começaram a surgir teorias culturais que valorizavam a miscigenação como fator prin­cipal da cultura brasileira. É importante considerar seu caráter dinâmico, aberto e histórico, uma vez que valores e práticas culturais tendem a se modificar com o passar do tempo, adaptando-se a novos contextos históricos, atendendo às necessidades e expectativas de cada época.

A cultura brasileira é marcada por fortes diferenças regionais.

MORAES, Armando. Valores Humanos,

Ed Construir, 2005, Coleção Ética e Cidadania, p. 74.


Nenhum comentário:

Postar um comentário