sábado, 27 de fevereiro de 2010

Influência da Cultura Indígena




A colonização do território brasileiro pelos europeus representou em grande parte a destruição física dos indígenas através de guerras e escravidão, tendo sobrevivido apenas uma pequena parte das nações indígenas originais. A cultura indígena foi também parcialmente eliminada pela ação da catequese e intensa miscigenação com outras etnias. Atualmente, apenas algumas poucas nações indígenas ainda existem e conseguem manter parte da sua cultura original.
Apesar disso, a cultura e os conhecimentos dos indígenas sobre a terra foram determinantes durante a colonização, influenciando a língua, a culinária, o folclore e o uso de objetos caseiros diversos como a rede de descanso. Um dos aspectos mais notáveis da influência indígena foi a chamada língua geral (Língua geral paulista, Nheengatu), uma língua derivada do Tupi-Guarani com termos da língua portuguesa que serviu de lingua franca no interior do Brasil até meados do século XVIII, principalmente nas regiões de influência paulista e na região amazônica. O português brasileiro guarda, de fato, inúmeros termos de origem indígena, especialmente derivados do Tupi-Guarani. De maneira geral, nomes de origem indígena são frequentes na designação de animais e plantas nativos (jaguar, capivara, ipê, jacarandá, etc), além de serem muito frequentes na toponímia por todo o território.

A influência indígena é também forte no folclore do interior brasileiro, povoado de seres fantásticos como o curupira, o saci-pererê, o boitatá e a iara, entre outros. Na culinária brasileira, a mandioca, a erva-mate, o açaí, a jabuticaba, inúmeros pescados e outros frutos da terra, além de pratos como os pirões, entraram na alimentação brasileira por influência indígena. Essa influência se faz mais forte em certas regiões do país, em que esses grupos conseguiram se manter mais distantes da ação colonizadora, principalmente em porções da Região Norte do Brasil.

Saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Cultura Brasileira


Devido a diversos grupos de imigrantes, os brasileiros possuem uma rica diversidade de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura brasileira. É notório que, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura brasileira é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a cultura brasileira: são diferentes etnias, porém, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos, com largo predomínio de católicos. Esta igualidade lingüística e religiosa é um fato raro para uma cultura como a brasileira.

Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, no folclore e nas festas populares. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas, enquanto certas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada.

Quanto mais à sul do Brasil nos dirigimos, mais europeizada a cultura se torna. No Sul do país as influências de imigrantes italianos e alemães são evidentes, seja na culinária, na música, nos hábitos e na aparência física das pessoas. Outras etnias, como os árabes, espanhóis, poloneses e japoneses contribuíram também para a cultura brasileira, porém, de forma mais limitada.

Saiba mais em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasileiros

sábado, 20 de fevereiro de 2010

CULINÁRIA AFRO-BRASILEIRA


Não há coisa melhor do que nossa comida brasileira,e ela tem origem numa mistura de tradições como a dos africanos que trouxeram de sua terra, os gostos e os usos.Na época da escravidão,os negros não se alimentavam com dignidade, sobrevivendo das sobras de seus senhores.Alguns negros cultivavam pequenas hortas e usavam uma grande variedade de pimentas,as quais deram um sabor especial à sua alimentação.Os negros contribuíram muito para nossa alimentação e hoje a culinária africana faz parte de nosso cardápio.Entre algumas iguarias da culinária africana, estão o vatapá,o acarajé,o angu,o mingau,a pamonha e a canjica.Também o azeite de dendê,é um dos ingredientes de sua culinária.O acarajé é uma referência muito importante para nossa cultura,pois é uma comida típica de Salvador, na Bahia,considerada a capital afro-brasileira.Também não podemos esquecer que da África vieram o côco e o café que é uma bebida muito utilizada no nosso dia-a-dia.E a feijoada então? Surgiu nas senzalas enquanto os senhores saboreavam as melhores carnes, os negros aproveitavam as sobras descartadas por eles.Essas sobras eram cozidas em um grande caldeirão e misturadas com feijão preto.Hoje a feijoada é um prato conhecido e apreciado por pessoas do mundo inteiro.Outro fator que ajudou a difundir a comida de origem negra foi a religião africana-o candomblé. Ele tem uma relação com a comida.Os devotos servem para os santos, comidas que pertencem á tradição africana,como as comunidades negras se espalharam para o Brasil, a culinária que veio da África, se espalhou por todo o país.

Sites consultados:www.unica.com.br
http//educação.uol.com.br/cultura brasileira
wikipédia a enciclopédia livre

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pluralidade Cultural

Pluralidade Cultural



Brasil: um leque cultural

Cultura é uma reunião de vários aspectos de uma determinada sociedade. Não existe, ao contrário do que muitos dizem, culturas inferiores e culturas superiores.

A cultura brasileira deve ser percebida como algo dinâmico, do cotidiano e vivido bem próximo à vida das pessoas. Os costumes, as crenças, os hábitos pertencentes a cada povo, a cada nação, variam com o tempo. Muitos povos acreditavam ter uma cultura mais adiantada do que a de outros. No entanto, o tempo e a história se encarregaram de desmen­ti r tal afirmativa.

Durante o século XIX, procurou-se identificar valores e características próprias da cul­tura nacional, diferenciando-se da cultura europeia, colocando o índio como elemento original da cultura brasileira.

A abolição da escravatura contribuiu para uma nova reflexão sobre a nossa cultura, enfatizando, assim, a importância dos negros na constituição da nacionalidade. A partir daí, começaram a surgir teorias culturais que valorizavam a miscigenação como fator prin­cipal da cultura brasileira. É importante considerar seu caráter dinâmico, aberto e histórico, uma vez que valores e práticas culturais tendem a se modificar com o passar do tempo, adaptando-se a novos contextos históricos, atendendo às necessidades e expectativas de cada época.

A cultura brasileira é marcada por fortes diferenças regionais.

MORAES, Armando. Valores Humanos,

Ed Construir, 2005, Coleção Ética e Cidadania, p. 74.